2014/05/20

0

[Coluna] Site publica o Perfil de Estudante do Skandar Keynes.

Publicado em , , , , ,
Skandar na aula de Antropologia Social e Política do Oriente Médio
Poucos sabem, mas no ano passado, o site da Faculdade de Estudos do Oriente Médio e da Ásia publicou um artigo escrito pelo Skandar. No texto, ele conta um pouco sobre seus estudos, seu curso e como foi o ano no Líbano. 

Leia o que ele disse:

"Meu patrimônio libanês, e um desejo ao longo da vida a falar Árabe, provocou o meu primeiro interesse em Estudos do Oriente Médio. No entanto, depois de iniciar em Cambridge, percebi que o curso tinha muito mais a oferecer além de me ajudar a enfrentar um desafio pessoal. Até o último ano do curso, o componente linguagem só dispõe de um sexto do programa. O restante é preenchido por opções incrivelmente diversas. Durante meus estudos de graduação, além da língua árabe, eu tenho sido capaz de estudar antropologia social e política, história pré-moderna e moderna, literatura e estudos religiosos, todos em relação ao Oriente Médio.

Além disso, ao descobrir mais sobre a história e a riqueza da cultura iraniana, eu decidi escolher o Persa no meu segundo ano. Considerando-se as estreitas relações entre o persa e o mundo árabe, aprender os dois idiomas em conjunto facilita toda a iniciativa e, muitas vezes, fornece conhecimentos linguísticos interessantes sobre ambos.

O curso de Cambridge também lhe dá a oportunidade de definir os limites de seus próprios estudos em muitas outras perspectivas. Uma das razões para que eu adentrasse em Cambridge foi por causa do único Departamento que faz propostas para o ano no exterior, e que lhe permite decidir exatamente como você quer passar o terceiro ano do curso. Enquanto você está matriculado em um programa de linguagem ou fazendo realmente um trabalho no contexto de um ambiente árabe, você pode ir muito bem em qualquer lugar do Oriente Médio, que é seguro para ir. Isso foi ótimo para mim, porque eu fui capaz de ir para o Líbano e aprender o árabe coloquial (dialeto do Líbano), o propósito original de meus estudos. Eu fui capaz de misturar imersão no idioma ao ganhar experiências valiosas que eu possa colocar no meu CV* (como o trabalho voluntariado para ajudar pessoas com deficiência mental ou com o ensino do Inglês, enquanto vivia em uma aldeia nas montanhas do Líbano), com um ensino mais formal, que garantiu que eu mantivesse e facilitasse meu árabe escrito. Isso tudo me fez viajar por todo o Líbano e eu fui capaz de ter um pouco do 'gap yah'* que eu nunca tive.

Embora seja uma perspectiva distante para qualquer graduação em perspectiva, o último ano de dissertação faz lhe proporcionar  a chance verdadeiramente excepcional para pesquisar e escrever qualquer tema que se enquadre nos alegremente parâmetros gerais de estudos do Oriente Médio. Eu certamente não sou o único a dizer que este é um dos destaques do curso e uma das suas partes mais gratificantes. Eu tenho escrito uma comparação entre o ensino da história no Irã e na Arábia Saudita. Como parte desta pesquisa, eu traduzi os manuais escolares de ambos os países. O excelente ensino do idioma árabe neste departamento fez esta longe de uma tarefa tão assustadora como pode parecer.

Como nós trabalhamos para terminar nossos graus,  meus colegas e eu estamos aplicando diversos trabalhos nas áreas de jornalismo, negócios, serviço civil, think tanks*, e ONGs, para um estudo mais aprofundado. Tendo estudado as línguas e as sociedades do Oriente Médio na Universidade de Cambridge significa que muitas portas estão abertas para nós."

Você leu: Coluna Volta no Tempo #5
Observações (*) 
-  CV: Curriculum Vitae;
- Gap Yah: Ano letivo em que estudantes de nível superior viajam para países menos afortunados para fazer trabalho voluntariado, na esperança de melhorar seu currículo para futuras oportunidades de carreira.
- Think Tanks: organizações ou instituições que atuam no campo dos grupos de interesses, sendo estes filiados a partidos políticos, governos, ou corporações privadas.

0 comentários: