2013/06/02

0

Keynes questiona estereótipos

Publicado em , , , ,
Skandar responde aos esteriótipos sobre o Líbano: "Não há camelos à vista"
Na área de classe mais alta, no centro de Beirute, um apartamento com um quarto pode custar até R$ 1,200.00, pelo menos esta é a média para quem está de passagem. O preço pode variar bastante, dependendo da localização, pois o Líbano é dividido em seis províncias: Beirute, Bekaa, Monte Líbano, Nobatiye, Norte e Sul (Líbano setentrional e meridional).

O clima do Líbano é mediterrâneo, um tipo que combina verões quentes e secos com invernos frios e úmidos. Pois é, apesar de muitos acharem que por estar próximo ao Oriente Médio, faz conceder o Líbano a um clima desértico, está completamente muito enganado. Nessa semana, o Skandar explica pra gente mais sobre esse e outros estereótipos.

Semana 6
Colunista Skandar Keynes / 02 de Junho de 2013.
Skandar não está trabalhando para o MI6 (serviço britânico de inteligência). Apesar disso, com uma licença para emocionar, nesta semana o nosso correspondente estrangeiro, aborda a questão dos estereótipos.

Quando meu primeiro editor me pediu uma foto para acompanhar esse blog, ele acrescentou: "De preferência na frente de um deserto/camelo/algo adequadamente árabe"


Que esta seja a última vez que eu tenha que dizer isso - não há desertos ou camelos no Líbano -. Se você quiser areia vá a praia. Para camelos, bata ao zoológico. O Líbano é montanhoso e tem abundância de chuvas, ruim para ambos, desertos e camelos.

Jogar gamão foi o mais próximo que pude chegar para começar a cumprir sua fantasia orientalista.


Antes do meu ano no exterior, eu tinha me acostumado com esses tais esteriótipos, e deixei isso em passos largos. Quando me perguntaram o que eu queria fazer com o árabe, costumei recorrer a dizer que eu queria me tornar um árabe profissional com o meu próprio negócio de comércio de camelo - embora essa fosse uma simples maneira de desviar tais pontos tediosos da conversa.


Mas na verdade ir para o Oriente Médio tanto me obrigou a enfrentar a realidade dos estereótipos, como também de experimentar o outro lado da moeda.


Em relação ao estereótipo de todo o Oriente Médio como um grande conjunto de desastre de armas e bombas, infelizmente, há algumas verdades nisso. Considerando o Líbano, armas estão em toda a parte, escondidas em armários e sótãos, e sendo manejadas pelas ruas. E isso só leva a ocasionais assassinatos políticos na forma de um carro-bomba para desestabilizar o país e distanciar o povo de qualquer investidor estrangeiro. Para viver em Beirute você tem que aceitar a possibilidade de que de vez em quando um par de foguetes de pós-graduação podem ser lançados aleatoriamente - como ocorreu na semana passada, ferindo três pessoas - assim como você tem que aceitar crimes com facas em cidades britânicas, ou crimes com armas na América.


Dito isto, embora admissível ruim para a estabilidade política e econômica do país, eu faço o desespero de ter que convencer as pessoas de que eu estou perfeitamente seguro e não é muito perigoso visitar pela centésima vez.

Quanto aos estereótipos de árabes em mim como um Inglês, não me importa a sua crença sólida de que devo amar chá. Isso é um estereótipo que não tem escrúpulos de reforço.

Eu também estaria mentindo se dissesse que ninguém nunca pensou que eu era um espião americano para investigar a sua loja de sucata para a CIA. Eu ainda estou tentando descobrir se a crença deles é de que a CIA é toda-poderosa, ou se era seu senso de auto-importância que o proprietário de um buraco modesto na parede, aparentemente de grande interesse estratégico para uma superpotência. Independentemente disso, um olhar para mim e ele foi imediatamente suspeito.

Quando digo às pessoas que estudo árabe na Inglaterra, muitas vezes elas presumem que essa é a formação inicial para o MI6 para que eu possa ouvir terroristas conspirando para destruir o Ocidente. Eu já tinha aceito essa possibilidade em casa, mas não esperava que durante o meu ano exterior eu fosse ouvir isso. A convergência de estereótipos entre as culturas é uma evidência da nossa humanidade comum (se algum dia eu já vi isso ocorrendo).


— Por Skandar Keynes 
(Leia o artigo anterior/Leia próximo artigo)

"Dessa forma vemos o Líbano com outros olhos, pois Keynes foi excelente ao citar todos os detalhes, principalmente de como é visto, pois de início começamos a pensar que ele diria apenas sobre como os outros veem o Líbano, e agora, por incrível que pareça ele fez o sol do horizonte de Beirute nascer com outra vista, deixamos de lado a visão cega e embaçada, e começamos a enxergar pelo lado verdadeiro das coisas, o lado 'real' da moeda."
Eduardo Lertmon.

Leia a matéria original.
Tradução: Carol Rosiak e Eduardo Lertmon.
Informações: IGGeographicae | VirtualTourist | Gazeta de Beirute
Imagem: Todos os direitos reservados à Skandar Keynes Brasil / Skandarlosos.

0 comentários: