2013/06/11

0

Skandar Keynes critica os libaneses

Publicado em , , , ,
Skandar descobre que há uma linha fina entre a verdade a mentira no Líbano
Restando somente mais uma semana para conferir a última matéria sobre as experiências do Skandar Keynes como um estrangeiro no Líbano. Neste penúltimo artigo, o colunista do Jornal TAB critica os libaneses, apresentando argumentos de que o povo na maioria das vezes distorcem a verdade, porém é claro, sem generalizações, afinal nem todos são rudes e ignorantes.

Em contradição, de acordo com o maior site de avaliações de viajantes, TripAdvisor, a hospitalidade libanesa é ruim. "Boas-vindas e serviço muito ruim, os libaneses não representam hospitalidade, eu não recomendo à pessoas que gostariam de aproveitar sua viagem no Vale do Bekaa", diz Seoui, estrangeiro de Dubai. Entretanto, a precária hospitalidade pode não ter ligações com a distorção de fatos feita pelos libaneses, mas pode ser considerada como uma  má influência.

Semana 7
Colunista Skandar Keynes / 10 de Junho de 2013.

Em meu papel como Orientalista numa missão para descobrir o Oriente, estou sempre pedindo aos que estão ao meu redor para explicar qualquer coisa estranha à minha sensibilidade ocidental.

Parece, no entanto, que os libaneses tem uma paixão feroz de distorcer a verdade de diversas maneiras, que vão desde uma pitadinha de embelezamento a completas mentiras. Embora essa mentira não seja exclusiva dos libaneses, ela pode complicar um pouco a minha missão.

Superlativos são arremessados por aí sem qualificação. Estou perdendo a conta de quantas vilas e aldeias supostamente tem "as mais belas mulheres no Líbano, e assim, no mundo!"

Reconhecimentos potencialmente embaraçosos são evitados como uma praga. Eu não pude deixar de rir quando eu entrei e vi pilhas passadas de maconha recém-cortada secar no jardim de um fazendeiro, tendo jurado para mim que nenhuma na área havia crescido. Mais tarde, ele admitiu há algumas pessoas que "pode crescer um pouco".
Referida planta de maconha
Números e figuras também são vulneráveis ao exagero. Eu estou no processo de trabalho fora, o que eu chamei de Treta de Condição Libanesa, ou abreviado, TCL. Sendo este o meu primeiro outono e inverno no Líbano, eu literalmente estava ansioso para ver as prometidas milhões de aves migratórias. Como isso não aconteceu, todas elas devem ter sido baleadas no caminho.

Como já naveguei o meu caminho através das brumas nebulosas, que separam fato e fantasia, eu aprendi a não me desesperar quando a viagem é obscurecida. Muitas existe mais a aprender com análise de como as pessoas escolhem exagerar a verdade, ou ocultá-la completamente, senão há de ser aprender a partir do final de cada mistério.

A aparência é mais abertamente valorizada pela sociedade libanesa como um todo, do que como é por exemplo, no Reino Unido. Tanto homens como mulheres parecem se vestir com mais frequência do que os colegas britânicos - seja para assistir à uma palestra na universidade, às 9 horas, ou transmitir a notícia. Enquanto a maconha é cultivada com uma relativa impunidade, aqueles que a cultivam não estão verdadeiramente confortáveis com o que fazem, preferindo esconder suas atividades ilícitas.

Então, agora, quando ouço exageros e mentiras, e os deixo deslizar sem me preocupar - a menos, é claro, que um motorista de táxi, exclamasse que eu deveria ter $2 em uma jornada que de fato era $20.

Eu não vou deixar ele fugir com isso.


— Por Skandar Keynes.
(matéria anterior / próxima e última matéria)

"Implicitamente, o Skandar foi ótimo ao dizer que um fazendeiro que dá sua palavra, e depois a quebra ao meio, é um fazendeiro potencialmente impune e injusto. De certa forma, ele pareceu escrever com uma aparente ironia, que é de fato uma característica que ele consegue transmitir facilmente através da escrita."
— Eduardo Lertmon.

Leia a matéria original.
Tradução: Eduardo Lertmon.
Imagem: Todos os direitos reservados.
Fontes: 1. Mojo Trotters | 2. Trip Advisor

0 comentários: