2013/01/31

0

Discussão sobre direitos autorais

Publicado em , ,
Iremos tratar de um assunto sério, gostaríamos de esclarecer alguns fatos e regras simples sobre direitos autorais.

Ultimamente, nossa equipe está tratando de um acordo com os proprietários dos fã clubes SkandarAndGeorgie, Skandar Facts, e Fuck Yeah Edmund. Nosso objetivo é reclamar algumas falhas que o fã clube TheSkandarians comete. Você já deve ter ouvido falar deles. Mais conhecidos pelo twitter como @TheSkandarians. Eles colocam o logotipo "Skandarians" nas fotos, e além disso, editam e não dão os devidos créditos a fonte da imagem, sendo assim desse modo eles fazem com que a foto pareça ser da autoria deles.

Os proprietários do site estrangeiro Aslan'sCountry já se envolveram no assunto, e juntos estamos entrando em um acordo para notificar os responsáveis do @TheSkandarians na Indonésia.

Na grande maioria dos casos, estes usam sua marca d'água em fotos privadas do Skandar, se passando como os proprietários da imagem. Gostaríamos de esclarecer que para qualquer publicação de imagem em fonte externa, como fã site, os responsáveis devem tomar as providências para divulgação, ou seja, deve-se pedir a devida autorização ao autor da imagem, para então publicá-la.

Não dar os devidos créditos a qualquer informação que uma fonte divulga, ou qualquer foto que publica, é errado, e este é outro ponto importante a se discutir, já que sempre e sempre, não importam quais sejam os fatores que impeçam a fonte de seguir as regras, pode fazer dela uma distribuidora de incredibilidade.

Há algo que apoiamos nos Skandarians: o fato deles respeitarem a privacidade dos amigos do Skandar, ao editar imagens, às vezes cortando ou embaçando a identidade deles.

'Como as regras de direitos autorais se aplicam a fã sites e blogs de fotos?' Quando encontrar uma foto online deve-se creditar somente a fonte original (usando link ou marca d'água). Não se deve em qualquer hipótese creditar-se com marca d´água sem dar a fonte original. Há algumas exceções, é claro.

1. Se um administrador de Fã site, ou membro tem uma foto tirada pela sua própria câmera fotográfica, - durante a produção, em uma estreia, ou premiação, ou até nas ruas - estes podem creditar-se.

2. Se tirar fotos/Screencaps de filmes, entrevistas, ou extras do DVD (etc), podem se creditar.

3. Se editar ou cortar a foto original, estes podem se creditar, dando a fonte original junto.

Estas são algumas regras de copyright e distribuições básicas, mas que são muito difíceis de seguir na realidade, porém alguns respeitam, e seguem as leis, logo se respeita o trabalho dos fotógrafos, e também as leis dos direitos autorais.

Nossa equipe espera ter esclarecido o assunto. Queremos ressaltar que não estamos querendo acusar ninguém, apenas esclarecer regras básicas quanto a direitos autorais. Você pode ler mais sobre essa discussão nas fontes destacadas abaixo.

Apoio Fuck Yeah Edmund

0 comentários: